sábado, 7 de maio de 2011

O que é um Cristão? - Parte 2

Você lembra a primeira história narrada na Bíblia depois da queda de Adão e Eva e sua expulsão do jardim? É a história do primeiro ser humano sendo assassinado por outro - Caim matando Abel. Se o ato de tentar remover Deus do trono é, em si mesmo, uma tentativa de colocarmos a nós mesmos ali, então, certamente não deixaremos que outro ser humano ocupe esse lugar. Não lhe daremos nem uma chance. A atitude de Adão em quebrar a comunhão com Deus resultou num rompimento imediato da comunhão entre os seres humanos. Todo homem vive para si mesmo.
Não deve nos surpreender o fato de que Jesus disse: "Destes dois mandamentos emanam toda a Lei e os Profetas:"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento e o teu próximo como a ti mesmo." (Mt 22.34-40) Os dois mandamentos andam juntos. O primeiro produz o segundo, e este comprova o primeiro.
Ser reconciliado com Deus por meio de Cristo significa ser reconciliado com todos aqueles que estão reconciliados com Deus.
Todos os que pertencem a Deus são "concidadãos" e membros da "família de Deus" (Ef 2.19). Estamos unidos com Cristo no "santuário dedicado ao Senhor". (Ef 2.21) Essas são algumas das analogias dentre as quais podemos escolher.
Talvez meditar na analogia de uma família nos ajude a perceber que estar reconciliado com Deus também significa estar reconciliado com o seu povo. Se você é órfão, não adota os pais; antes, são eles quem o adotam. Se os seus pais adotivos se chamam Oliveira, agora, o seu jantar é sempre juntos dos pais e irmãos da família Oliveira. À noite, você compartilha de uma cama com seus irmãos da família Oliveira. Quando, na escola, o professor faz a chamada, e diz :"Oliveira", você levantará a mão, como o fazia seu irmão mais velho e como fará sua irmã mais nova. E faz isso não porque decidiu cumprir o papel de um Oliveira, e sim porque um dia alguém foi no orfanato e disse: "Você será um Oliveira". Naquele dia você se tornou filho de alguém e irmão de outros.
Bem, seu nome não é Oliveira, e sim Cristão,designado de acordo com o nome dAquele por meio de quem você é adotado - Cristo (Ef 1.5). Agora você faz parte de toda a família de Deus.
E esta não é uma família disfuncional, cujos membros não conhecem um ao outro. É uma comunhão. Quando Deus o chamou à "comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor" (1 Co 1.9), Ele também nos chamou à "comunhão" com toda a sua família (1 Co 5.2).
E não é uma comunhão formal e requintada. É um corpo que se mantém unido por meio de nossas decisões individuais, mas também por algo que está muito além da decisão humana - a obra e pessoa de Cristo.
Em resumo, é impossível respondermos a pergunta "o que é um cristão?", sem entrarmos numa conversa sobre a igreja. É impossível, pelo menos de acordo com a Bíblia.
Quando alguém se torna um cristão , ele não se une a uma igreja local tão-somente porque isso é um hábito que contribui à maturidade espiritual. Ele se une a uma igreja local porque isso é a expressão daquilo em que Cristo o tornou - um membro de seu corpo. Estar unido a cristo, implica estar unido a todos os cristãos.

"Se você confessa ser um cristão e não é membro da igreja que frequenta com regularidade, preocupa-me o fato de você estar indo para o inferno." (Mark Dever)







Extraído do livro:






Nenhum comentário:

Postar um comentário