quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SABE PORQUE A REFORMA PROTESTANTE FOI TÃO IMPORTANTE?



Hoje comemoramos a reforma protestante, marco histórico da Igreja de Jesus Cristo.
Ela não foi importante enquanto criação de "uma nova religião", pelo contrário. A reforma foi a volta da pregação do Evangelho de Jesus Cristo puro  e simples, o Evangelho pregado por Jesus e vivido pela Igreja primitiva.
Nela 5 princípios básico da vida, prática e fé cristã foram anunciados: Somente a fé, somente a Escritura, somente Cristo, somente a Graça e glória a Deus somente!
1 - SOMENTE A FÉ
"Pela graça sois salvos, POR MEIO DA FÉ; e isso não vem de vós, é dom de Deus." (Ef 2.8)
Não são obras, vidas sucessivas, religião ou qualquer outra coisa que pode nos salvar dos nossos pecados e nos ligar a Deus. Apenas a fé em um Deus santo que tem poder para remir os nossos pecados através de seu Filho pode nos salvar.
2 - SOMENTE A ESCRITURA
"Toda escritura é dada por inspiração de Deus, e proveitosa para doutrinar, para repreender, para corrigir e para instruir em justiça." (2 Tm 3.16-17)
"...ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gl 1.8)
Somente a Escritura é sagrada e somente ela nos conduz a verdade de Deus. Jesus a mencionou várias em suas pregações públicas, citando Lei, os Salmos e os Profetas (Velho Testamento) e Pedro e Paulo sobre o Novo Testamento.
Deus deu deu aos apóstolos e profetas a inspiração, sem falhas ou equívocos, para escrever a Escritura e a encerrou em Apocalipse.
3 - SOMENTE CRISTO
"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (At 4:12)
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim." (Jo 14.6)
Somente por meio de Cristo que podemos ser salvos. Só Ele foi achado digno de cumprir em si a justiça de Deus pelos nossos pecados. Somente Ele é o Filho de Deus.
4 - SOMENTE A GRAÇA
"Mas, quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela regeneração e renovação do Espírito Santo, que abundantemente derramou em nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna." (Tt 3.4-7)
As nossas melhores obras são como trapos de imundície se comparadas com o padrão de santidade e justiça de Deus. Apenas a graça de Deus, manifesta em Jesus Cristo, pode nos libertar dos nossos pecados e nos religar a Deus. Deus escolheu nos amar primeiro: tudo foi de graça e pela graça!
5 - GLÓRIA SOMENTE A DEUS
"Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás." (Mt 4.10b)
"Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem." ( 1Tm 2.5)
Nenhum outro ser é digno, santo e justo além de Deus. Ele é o princípio e o fim de todas as coisas e sem Ele nada do que existe chegaria a existir. Somente Deus é digno de ser adorado.
"Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" (Rm 11.36)


A reforma foi importante porque o que ela defende é o Evangelho do criador, soberano e amável Deus.
Lutero, Calvino ou qualquer outro sem a intervenção do Espírito Santo nada pode fazer.
A Deus, que prevalece fiel, toda a glória!

"... sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt 16.18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário